terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Surpresa?


Em 13 de Novembro li, no blog Escrivinhos da Fabiana Gonçalves , que um vinho do Paraná havia ganho um prémio, o que achei um tanto inusitado, pois sou um daqueles que acha que vinho nacional, não vale o que cobram, mais como a curiosidade matou o gato, enviei um "mail", para a Vinícola Franco Italiano, perguntando sobre os produtos e muito simpaticamente o Fernando me respondeu.
Daí fiz uma encomenda dos vinhos o CENSURATO e o SINCRONIA, alem de encomendar também os Espumantes Cuvee FI e MOSCATEL.
Recebi estes vinhos ontem, hoje não resisti a curiosidade e abri o SINCRONIA.

No contra rotulo diz:

"Sincronia traduz o equilíbrio e a harmonia existente na dicotomia dos fatores envolvidos na arte da elaboração deste vinho...os naturais: terra, clima e vinhedos e os humanos: paixão, dedicação e conhecimento dos enólogos.

Sincronia Merlot é um vinho tinto leve frutado que seduz pela sua cor viva e intensa. Seus aromas são a expressão dos frutos frescos como amora, o morango, a cereja e a jabuticaba mesclados com as especiarias como o cravo, as pimentas e o defumado. No paladar, é um vinho que se deixa beber com muita facilidade e mostra o equilibro e a sincronia de todos os seus componentes.

Este vinho é moderno e urbano, desenhado para ser degustado em todos os momentos, na descontração mais singela da conversa com amigos, na intelectualidade e a boemia da noite e no acompanhamento da descoberta do universo dos novos sabores da cozinha contempôranea."

O que posso dizer?, que esta certo?, que é tudo isto .

Como não tenho o conhecimento , o olfato e o paladar para confirmar tudo o que esta escrito, digo apenas que foi um vinho que me agradou muito e a Cida também, diria, que sorvi o liquido precioso, confirmando a cor intensa e bela, o aroma gostoso e profundo a permanência na boca, agradável e persistente e aquela vontade de quero mais.

Depois que a taça estava vazia e fazendo um esforço incrível para não abrir outra garrafa, sinto nela aromas que diria ser de defumado?, doce em pasta?, um achocolatado como disse a Cida? o que?, não sei só sei que quero mais.

E o melhor! este vinho custa apenas R$ 12,00, o que atrapalha um pouco é que tendo que pagar o frete o preço foi para R$ 20,00, bem empregados, o jeito é explorar o sobrinho que vai constantemente a Curitiba e pedir para ele me abastecer na "fonte"

Agora é conter a ansiedade e abrir talvez na quinta-feira o CENSURATO, um reserva safra 2005, que é o vinho premiado.

No meu criterio é um vinho que vale 5